Primeiras Impressões | O Império Decadente

Cristina Ravela
4
Você já deve ter lido no Boletim Virtual (WebTV) sobre a mais nova emissora Webs BTV (Juro ter pensado que era um primo da WebTV ou junção da emissora com este blog, mas não) e que ela tem o mesmo seguimento de tantas outras: Misturar notícias da TV com produções virtuais. Marketing ou poluição visual? Enfim, deslize por aqui...



Pra começar, minha cara ao começar a ler:



Ainda me espanto por não encontrar sinopse, mas a história da websérie Império Decadente, de Ari Rodrigues, se concentra no início do século 19 quando as tropas francesas ameaçam invadir Portugal. A trama obteve 9 pontos na média do ibope, considerado pelo site, um sucesso. Será?

Escrever sobre um fato histórico requer atenção, paciência e muito estudo. Admiro o autor - ou autora, não sei dizer - pelo tema escolhido - porque adoro histórias de época - mas tramas que se passam em outro século requer atenção redobrada, e não me refiro a apenas aos fatos que marcaram época, mas também ao linguajar daquele povo. O Império Decadente tem linguagem mais contemporânea. Imaginei o cenário e os personagens na minha frente e não consegui mantê-los na minha mente com trajes e estilo daquele tempo.

CENA 1/PARIS/FRANÇA/PALÁCIO DE FONTAI NEBLEAU/SALA DO TRONO/DIA 
Napoleão Bonaparte (homem que se nomeou primeiro cônsul da República Francesa em 1799  com o Golpe de 18 Brumário e se tornou imperador em 1804) está sentado em seu trono quando um soldado o avisa que seu conselheiro chegou ao palácio.

O episódio começa com cabeçalho (típico de roteiro), passa por uma narrativa típica de documentário e finaliza com uma narrativa literária atrelada ao roteiro, pois verbos no presente e passado se duelaram por alí.

"DOM ARAÚJO: O nosso embaixador acaba de chegar da França com más notícias… Napoleão falou assim: “Se Portugal não fizer o que eu quero, a dinastia de Bragança deixará de reinar na Europa’’."


"Napoleão falou assim:"


Chocada, destruída! Dom Araújo parecia uma criança com esse diálogo, sério. Melhore.



PONTOS NEGATIVOS:

1. Ao contrário da webnovela Bola de Cristal (com review aqui) esta websérie não pretendia ser literária com toques de roteiro; Como você pôde ver, a ideia era ser roteiro, ou...Conto contemporâneo do século 19, enfim.

2. Sete páginas e tudo resumido entre o imperador da França e o imperador de Portugal. O autor tentou ser mais abrangente, mostrando a personagem Maria Louca tendo alucinações, possivelmente vendo o futuro do Brasil. Ficou fora do ritmo e pouquíssimo desenvolvido, sério.

3. Linguagem contemporânea.

"NAPOLEÃO (bravo): Danden, agora Dom João vai aprender que ninguém se mete com Napoleão Bonaparte!" 
"NAPOLEÃO: A Coroa Portuguesa continua a me enrolar." 

"se mete" e "me enrolar" já eram expressões da época?

4. Talvez seja falta mesmo de atenção, mas um personagem, denominado DANDEN, chamou o Imperador Napoleão de Vossa "Excelência".


5. A abertura é longa e infantil. Afinal, o enredo é uma comédia ou conto de fadas?


6. Não sei quem é quem; Assim como a sinopse, também senti falta da lista dos personagens, suas atribuições e atores. Assim, não dá para defender, né?


PONTOS POSITIVOS:

1. O tema, quando inclui fatos históricos, sempre se torna um desafio para o autor. Aliás, quando o autor se dispõe a escrever sobre um tema diferente de tudo o que já escreveu, sempre acaba sendo desafiador.


2. Não encontrei erros de português, pelo menos, nada gritante e que mereça comentários. Aplausos.


3. Nem tudo está perdido; Alguns diálogos foram bons e apropriados, como nesse trecho:

"DOM RODRIGO: Uma mudança provisória de capital, Majestade. Portugal não é nem a melhor, nem a mais essencial parte da monarquia. Essa não é uma ideia nova, Vossa Alteza. O Padre Vieira sonhou com a Corte no Maranhão. Pombal chegou a preparar naus para a mudança."
Tirando o fato de que esse Dom Rodrigo não sabia se chamava Dom João de Majestade ou Alteza...


No mais, melhore, Ari. Tenho certeza de que seguindo essas dicas você irá longe, mas por enquanto, essa review foi negativa e é o que temos pra hoje.

Para acompanhar, clique AQUI.





Postar um comentário

4Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais
Accept !