Destroyer | Maneiras de destruir um roteiro

Cristina Ravela
2
Para destruir um roteiro, você vai precisar de um fator muito importante: Não entender de roteiro. E é claro que uma estória pouco cativante, diálogos nada convincentes e erros graves de português complementam o pacote.

Destroyer já tinha mostrado a que veio quando lançou a sinopse, onde uma pessoa misteriosa boicota a fábrica de macarrão instântaneo - vulgo miojo - e persegue o chefe desse império. O problema nem estava totalmente na estória, mas em como o autor tornou a sinopse e o piloto em algo difícil de engolir.



"Uma fábrica de produção de macarrão instantâneo (Smith Good) está no mercado a mais de dois anos. O comandante é Jordan Smith (David Dayan Fisher) um homem de sucesso que se vê deparado á uma crise. Crise essa que pode intoxicar milhões de pessoas fãs do Macarrão Instantâneo Smith Good".

Veja bem, crise alguma intoxica milhões de pessoas, e sim, o motivo da crise. Sem contar que a crise já existia antes do boicote. #fail.
As emoções dos personagens não me convenceram. Suas reações, muitas vezes rápidas, soaram fracas e forçadas demais, como na briga entre Jordan e Isaac, nos diálogos durante o café da manhã na segunda cena, sem contar na inadequação entre fala e personagem.
O que foi a Sharon Stone num papel cru, parecendo uma jovem em início de carreira alí? Sua personagem, Paige, é a governanta dos Smith, com prática em ser humilhada. Depois de papéis memoráveis no cinema, parece que um papel meia boca foi o que lhe restou. Torço para que ela seja o "Destroyer" do título, para salvar sua pele.

Algo que eu preciso destacar é que o brilho de uma série está justamente em ela ser ágil, dispensando as continuações de cenas no meio do episódio, coisa muito comum em novelas. Juninho T. cortou uma cena importante para exibir a abertura, e logo depois, continuou a cena a partir de onde parou, causando aquele furo. Merecia um tapa ao pé do ouvido esse Juninho . Não há nada mais desmotivador que você ler algo em que não acredita.  Roteiro é aquilo que você vê, e não aquilo que imagina como é. 

Quanto aos famosos erros de português que muito autor tem mania de justificar dizendo que é normal, todo mundo erra, o negócio é ir aprendendo, tenho que discordar em partes. Quando você tem um vasto mundo de séries virtuais, críticas sobre autores que cometeram o mesmos erros que você, e amigos que possam auxiliar, não dá para entender como ainda tem gente que cai na mesma cilada. Vamos especificar aqui o que são erros que todo mundo está sujeito a cometer, e o que são erros imperdoáveis.

Pontuação e acentuação são vilões para muitos e, por que não para mim? Uma vírgula mal colocada, situações que pedem ponto e vírgula e você vai lá e mete um dois pontos. Acontece. O que devemos ter cuidado é quando o mau uso da pontuação afetar a sintaxe da frase.

Agora me diga o que é "exita", palavra encontrada na primeira cena do piloto?
Um verbo? uma variação da palavra em inglês "exit"? O autor quis inventar palavras assim como Gustavo Soares em Vultures?
Não, meu amigos e minhas amigas, o autor quis dizer "hesita", e não foi falta de atenção não. Não sei se o autor usa o Word, mas esse cara da microsoft é um tanto certinho e ao mesmo tempo estranho, pois ele pode tanto considerar o certo como errado, como vice-versa. E certamente esse pode ter sido a pedra no caminho de Juninho T.
Por isso, quando bater a dúvida, nada como o velho e bom dicionário de papel. Quando houver dúvidas, claro...

E como se não bastasse, muitas frases com as iniciais em maiúsculas sem razão de ser:
LUCY — Você é verdadeiramente um traxe, Isaac. Estou perplexa com que estou ouvindo. Não é Possível. Mas... Agora caiu a ficha, você nunca me amou me deu carinho, porque você iria dar pro seu pai, pra Lily? Duvido que você ame alguém, Ladrão mirim!

Ao que tudo indica, traxe não existe e, mirim é relacionado a criança. E Joe Manganiello não convence como criança, lide com isso.

Sugiro ao autor que volte a dar uma estudada básica em roteiro e dramatização e, tomar mais cuidado com tudo que escreve. É isso.

Betty, traz um chá, estou com a garganta seca.

Postar um comentário

2Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais
Accept !